BlogBlogs.Com.Br Feliz na Chuva!!!: Joan Miró - O carnaval do Arlequim

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Joan Miró - O carnaval do Arlequim


Sei que estou meio atrasada, o carnaval já acabou... mas nunca é tarde para falar de arte.

Arlequim é mais um dos personagens que tenho falado nesses últimos dias e escolhi Miró para retratá-lo...
Essa é a forma que Miró enxergava "O carnaval de Arlequim", surpreendente!!!


Mais de Miró


Mas quem foi Joan Miró?
Nascido na Catalunha (a Catalunha é uma comunidade autônoma da Espanha, situada a nordeste da península Ibérica. É uma nação de origem medieval com uma língua própria e uma tradição cultural, política e jurídica diferenciada, que configurou a personalidade do país e de seu povo.)

No final do século XIX, ainda muito jovem Miró participou das vanguardas artísticas que agitaram a vida cultural espanhola no início do século XX. O artista praticou desde o início uma pintura de colorido intenso, com forte influência do movimento fauvista, (o fauvismo foi um fenômeno de vida curta e foi o primeiro movimento desse período moderno, no qual a cor reinou suprema.

Joan Miró nasceu em Barcelona, na Espanha, em 20 de abril de 1893. Apesar da insistência do pai em vê-lo graduado, não completou os estudos. Freqüentou uma escola comercial e trabalhou num escritório por dois anos até sofrer um esgotamento nervoso.
Em 1912, seus pais finalmente consentiram que ingressasse numa escola de arte em Barcelona.
Estudou com Francisco Galí, que o apresentou às escolas de arte moderna de Paris, transmitiu-lhe sua paixão pelos afrescos de influência bizantina das igrejas da Catalunha e o introduziu à fantástica arquitetura de Antonio Gaudí.
Miró trazia intuitivamente a visão despojada de preconceitos que os artistas das escolas fauvista e cubista buscavam, mediante a destruição dos valores tradicionais. Em sua pintura e desenhos, tentou criar meios de expressão metafórica, ou seja, descobrir signos que representassem conceitos da natureza num sentido poético e transcendental. Nesse aspecto, tinha muito em comum com dadaístas e surrealistas.
Em 1954, ganhou o prêmio de gravura da Bienal de Veneza e, quatro anos mais tarde, o mural que realizou para o edifício da UNESCO em Paris ganhou o Prêmio Internacional da Fundação Guggenheim. Em 1963, o Museu Nacional de Arte Moderna de Paris realizou uma exposição de toda a sua obra.
Joan Miró morreu em Palma de Maiorca, Espanha, em 25 de dezembro de 1983.

Saiba Mais:
©Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda.
A próxima postagens será sobre a última personagem das citadas, a bela e inteligente Colombina.
Até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário